domingo, 20 de junho de 2010

Czech Me Out - Praga 2010

Hoje, gostava poder escrever um texto fabuloso que fosse à altura da cidade de Praga mas cheguei à conclusão que seria impossível. Não tenho talento para descrever os momentos que vivi naquela cidade de forma fiel. Acho que ficaria sempre aquém das expectativas. Aliás, acredito que nem as fotografias que foram tiradas durante a estadia consigam transmitir a magia de Praga. Resumindo, Praga é uma cidade que se vive e que não se conta...
 
Contudo, queria deixar aqui algumas notas soltas (algumas claramente mais óbvias que outras).
 
Assim, Praga só se recomenda a quem gostar de cidades antigas carregadas de historia. Está extremamente bem conservada e é um encanto passear pelas ruas do centro histórico ou na zona do castelo. Poderão aproveitar para visitar os inúmeros museus, igrejas e outros monumentos que povoam a cidade. De salientar que muitos locais são aproveitados como salas para concertos de musica clássica, logo os amadores terão muito por onde escolher :-)
 
Em termos de preço, é o costume: há que ter muito cuidado com os "apanha turistas" mas, em regra geral e pelo que vi, não achei grande diferença de preços em relação a Portugal. Porém, caso queiram cometer loucuras, há muito por onde escolher...
 
No que diz respeito à gastronomia, espero que gostem de carne de porco que é preparada de 1001 maneiras. A própria McDonald's, especialista da localização e da criação de produtos adaptados à população local, teve a ideia de criar uma sande de porco. Antecipando a vossa pergunta: "Claro que a provei e não a achei grande coisa." Como diria o meu irmão: "Come-se". Para além do McDonald's, encontrarão uma grande diversidade de verdadeiros restaurantes e, neste caso, recomendo-vos o restaurante Italiano La Grotta.
 
Em relação aos transportes e se querem um conselho: usem e abusem do eléctrico. Por 4 euros por dia, poderão comprar um passe válido em todo o tipo de transportes na cidade (eléctrico, metro, autocarro). Vale a pena, principalmente quando for para subir até ao Castelo :-)
 
De resto, em termos de curiosidades, ficarão a saber que a densidade de automóveis da marca Skoda ao Km² é absolutamente louca (o que não é de estranhar). Mais estranho será a densidade de lojas de massagens tailandesas presentes nas ruas de Praga. Para quem tiver incontinência, ficarão a saber que muitas casas de banho são a pagar (5 coroas checas, como foi o caso na McDonald's) e que, pelos vistos, o que está na moda é ter um coelho como animal de estimação. No último dia da estadia, pude ver uma mulher passear um coelho atado a uma trela por um jardim... Até foi castiço :-)
 
Mais do que isso não vos poderei dizer muito. Foram uns dias extremamente bem passados, uma excelente experiência, com óptima companhia. Uma coisa é quase certa: voltarei!
 
Abraço

0 comentários: