quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os Valores dos Homens

Desde pequeno, o meu pai ensinou-me que o valor de um Homem não se mede em função do património, do dinheiro ou das origens sociais, mas sim pelas qualidades humanas que cada um demonstra. Neste sentido, sinto-me privilegiado por conhecer pessoas cujos valores humanos estão acima de tudo e, embora tivesse minimamente consciência da minha sorte, só nos últimos dias realmente percebi o quão sortudo sou. Talvez a minha posição esteja errada mas acredito que tudo na vida é relativo. Relativo no sentido de que só podemos achar algo verdadeiramente bom se tivermos provado algo menos bom, que só podemos dar o verdadeiro valor de um bom momento se tivermos passado por um péssimo, etc.

E isto vem a que propósito?

Nos últimos dias, presenciei de forma totalmente impotente um acontecimento que vemos geralmente ser noticiado nos jornais ou nos programas da manhã da televisão nacional. Um fait-divers tristemente comum nos últimos anos, sendo que a história é sempre a mesma: um empresário foge para o estrangeiro deixando os funcionários da empresa em maus lençóis.

Desta vez, este fait-divers sucedeu na Póvoa de Lanhoso, numa empresa respeitada, presente há mais de 10 anos no mercado e que foi sempre sinónima de qualidade. Uma empresa cujo responsável perdeu totalmente a noção do que é ser um Homem e que pisou inúmeros valores. Assim, para além de não pagar os empregados há meses, para além de enganar e roubar clientes, para além de não pagar os fornecedores, esta imitação de Homem teve a covardia de não assumir os seus erros, de mentir descaradamente a todos e, talvez o mais grave, roubar a sua própria família, deixando pais, irmão, mulher e filha em situações mais do que difíceis.

Hoje, enquanto uns se unem para lutar pelos seus direitos junto do Tribunal do Trabalho, queria apenas testemunhar a minha compaixão e solidariedade para com esta família que foi enganada e, mais particularmente, ao pai que está de cama desde o dia em que o seu filho desapareceu.

0 comentários: