sábado, 1 de janeiro de 2011

Artista do Mês: Bon Jovi

No último post, assinalei os dois concertos dos U2 em Coimbra como sendo um dos momentos altos de 2010. Para 2011, o que é que nos espera em termos de concertos? Deolinda em Janeiro, os The Script, Katy Perry e Mafalda Veiga em Fevereiro, Katie Melua, os The Gift e os Buena Vista Social Club em Março, os Gotan Project e Mariza em Abril, os Within Temptation em Outubro. Nada mau… Entretanto, serão anunciados mais bandas e artistas para actuar nos diferentes festivais de Verão. Contudo, hoje, queria destacar a vinda a Portugal de uma banda mítica do Rock:
Os Bon Jovi são uma banda americana que foi criada em New Jersey, em 1984. Como já todos devem saber, o nome da banda deriva directamente do nome do cantor: Jon Bon Jovi. Contudo, talvez não saibam que o verdadeiro nome do leader do grupo é na realidade John Francis Bongiovi. Para além do cantor, a banda é constituída por Richie Sambora (guitarra), David Bryan (teclado) e Tico Torres (bateria).

A história dos Bon Jovi começou quando, com apenas 13 anos, Jon Bon Jovi criou a sua primeira banda: Raze. Três anos depois, formou uma nova com David Bryan, um rapaz que conheceu na escola secundária. Embora jovens, começam a tocar em diferentes clubes na região de New Jersey até que em 1983 (que ano mais lindo) Jon Bon Jovi ganhe um concurso de procura de jovens talentos organizado por uma rádio local. A música escolhida na altura foi uma das mais conhecidas da banda: Runaway.


Com este sucesso, tornou-se imperativo para Jon Bon Jovi formar uma banda “a sério” e que seria inicialmente composta por David Bryan (piano), Alec John Such (baixo) e Tico Torres (bateria). No que diz respeito ao guitarrista, vários se sucederam até finalmente chegar Richie Sambora.

Em 1984, enquanto a banda realiza as primeiras partes dos ZZ Top, dos Scorpions e dos Kiss, o primeiro álbum é lançado. Como geralmente acontece com os artistas de talento e apreciados pelo público, a editora pressionou a banda a lançar um novo álbum em 1985 mas este não terá grande sucesso, pois foi realizado “à pressão”. Logo, para corrigir este erro, era indispensável lançar um grande opus. Foi o que aconteceu com o álbum Slippery When Wet (12 milhões de cópias vendidas) onde podemos encontrar títulos como You Give Love a Bad Name, Livin’ on a Prayer ou Wanted Dead or Alive. Em 1988, será lançado New Jersey, o quarto álbum dos Bon Jovi onde podem ser encontrados os títulos Bad Medicine e Lay Your Hands on Me.

Entre 1990 e 1992, os membros da banda fazem uma merecida pausa para se prepararem antes de lançar o novo álbum (Keep the Faith). Enquanto Jon Bon Jovi inicia uma carreira no cinema, Sambora lança um álbum a solo, David Bryan grava a banda original do filme The Neverworld e, por fim, Tico Torres dedica-se às suas outras paixões: a escultura e pintura.

A seguir a Keep the Faith, será lançado em 1994 um primeiro Best-Of intitulado Cross-Road onde poderão ser ouvidos os inéditos Someday I’ll be Saturday Night e Always. Este último título, inicialmente previsto para fazer parte da banda original do filme Romeo is Bleeding foi finalmente descartado, pois os membros acharam o filme demasiado mau. Ouch, esta deve ter doído! Em 1995, com o lançamento de These Days, segue-se uma digressão mundial que levará os Bon Jovi a actuar três noites seguidas no mítico estádio de Wembley.

Em 1996, os membros do grupo decidem fazer mais uma pausa para encontrar inspiração, regressando aos trabalhos em 1999 com o lançamento de Crush onde podemos encontrar It’s My Life. Este álbum permitiu ao público mais jovem descobrir uma banda com um estilo de música renovado. Bounce continuará nesta onda, oferecendo inclusive títulos intimamente ligados ao 11 de Setembro. Em 2005, será lançado Have a Nice Day e, em 2007, Lost Highway (décimo álbum) e, em 2009, The Circle onde podemos ouvir o single We Weren’t Born to Follow.

No seguimento do lançamento deste novo álbum, uma nova digressão mundial começou no início de 2010 na América e que levará a banda a actuar em Portugal, no Parque da Bela Vista, no dia 31 de Julho. Aproveitem e, para vos dar um cheirinho do que vos espera, convido-vos a ver os vídeos colocados aqui ao lado :-)

0 comentários: