terça-feira, 6 de março de 2012

Ruas com História

Todas as localidades possuem figuras históricas que são recordadas de várias formas. Pelo menos, deveriam. Aqui, na Póvoa de Lanhoso, a grande figura é a Maria da Fonte que, logicamente, tem direito a uma estátua, a uma rua e mesmo a comércio local que usam o seu bom nome...

Para além destas ilustres figuras, existem outras mais simples, tal como esta:


A rua Toninho Manquinho é uma pequena rua situada no centro da Póvoa de Lanhoso e é muito provável que pouca gente a conheça. No entanto, achei esta placa extraordinária porque trata-se de uma figura local.

O Toninho Manquinho não era uma personalidade que teve importância na História de Portugal, longe disso. Era uma pessoa normal chamada António, que trabalhava no registo civil da cidade e que tinha a característica de coxear fortemente. Porém, não foi por causa deste aspecto que este senhor foi recordado. De facto, pelo o que me disseram, o Toninho Manquinho trabalhava arduamente e fazia tudo para que as pessoas ficassem com os seus problemas resolvidos.


Embora esta pessoa tenha falecido há poucos anos, a cidade e o povo da Póvoa de Lanhoso decidiu imortalizá-lo ao renomear a rua onde o Toninho Manquinho morava junto da sua família.


Uma boa forma de honrar e recordar mais uma pessoa que desapareceu demasiado cedo...

0 comentários: