terça-feira, 2 de outubro de 2012

40 Rue du Faubourg Poissonnière



Acreditam em magia?

Acredito que existem lugares mágicos em que, por motivos que nos ultrapassam, sentimo-nos estranhamente bem. Creio que todos nós conhecemos um sítio desses e esta agradável sensação. Alguns dirão que este sítio fica por baixo de uma árvore, ou no alto de uma serra, ou a beira-mar mas, no meu caso, e longe destas considerações românticas, o meu lugar mágico era bem diferente e situava-se no 40 rue du faubourg Poissonnière, em Paris.

Acredito que naquele local, e durante 35 anos, acontecia magia todos os dias. Magia quando um jovem casal Português com uma criança começou a trabalhar naquele prédio sem saber falar a língua Francesa. Magia quando, passado uns anos, se juntou mais um filho a esta família. Magia quando todos se reuniam para trocar impressões sobre o que tinha acontecido durante o dia. Magia quando os desafios da vida eram ultrapassados em conjunto…

O 40 rue du Faubourg Poissonnière foi o prédio que me viu dar os primeiros passos na vida e foi naquele lugar mágico que sempre vivi até aos meus 20 anos. Destes 20 anos, levo inúmeras e inesquecíveis recordações que fazem parte da minha História e, embora algumas delas sejam tristes, prevalecem os momentos de alegria.

Nove anos depois, chegou a vez do último adeus, das despedidas, das mensagens de apreço, dos olhos húmidos, dos abraços. Chegou o momento em que os nossos caminhos se afastam. Porém, e apesar da tristeza que me invade neste momento, fico feliz em poder dar as boas-vindas aos meus pais.

Para responder à pergunta inicial, acredito em magia mas sei que o seu segredo não reside no cenário mas sim naqueles que a fazem acontecer…

0 comentários: