terça-feira, 4 de junho de 2013

Última Ceia ou Última Tainada???


Ao passear pelas belas ruas da Cidade dos Arcebispos, deparei-me com uma das muitas lojinhas que vende artigos religiosos e os meus olhos, quase de forma automática, focaram-se num objecto que me fascinou.

Todos nós conhecemos "A Última Ceia", o quadro de Leonardo da Vinci, e as suas diversas imitações e derivados que inundam e poluem as casas portuguesas. Porém, após ter visto este tal objecto cheguei à conclusão que o título tinha sido mal escolhido. Eu sugeria antes “A Última Tainada”...

Ora reparem na foto abaixo…
E agora, com mais atenção…


Convenhamos que a imagem apresentada não é de uma vulgar “ceia”.

Bem estou a ver que, cabe-me a mim abrir-vos os olhos. Então não dá para ver que aquela malta está toda fora? Não dá para ver que andam todos com os copos, a cair pro lado? Um já está a dormir no ombro de Jesus-Cristo, quase que dá para ver a baba a sair pela boca. O apóstolo do lado direito de Jesus já está como o aço. E o que dizer do nosso amigo ao lado do dorminhoco? Está que nem pode. O álcool que lhe subiu à cabeça era tanto que nem consegue aguentá-la firme, precisa de a segurar com as duas mãos.

Na minha terra, uma ceia é uma refeição leve, não há vinho e pessoas a cair pro lado mas, se nas vossas for assim, por favor convidem-me quando quiserem  e já agora, estou livre para dar aulas de catequese. Alguma coisa é só dizer :-)

0 comentários: